top of page
Buscar
  • Foto do escritorProf Jeciane

BNCC para o Ensino Médio: Novas Competências e Habilidades

Atualizado: 31 de jan. de 2021


A Base Nacional Comum Curricular - BNCC já está sendo implementada para o ensino médio de todas as escolas do Brasil, mas ainda pairam dúvidas sobre a prática dentro das salas de aula, e os obstáculos que precisam ser vencidos nos diferentes contextos escolares pelo Brasil.


Mesmo com todos os desafios gerados pela pandemia, 2020 foi o ano de esforços intensos para que a BNCC pudesse tomar forma e começar a acontecer nos espaços de aprendizagem na educação infantil, bem como nos ensinos fundamental e médio.


O fato é que a BNCC não é só uma obrigatoriedade para reformular os processos de ensino e aprendizagem na escola básica.


Trata-se de uma Política Pública Regulatória.


Isso significa que ela é um processo de longo prazo, que se estabelece em diferentes etapas, criadas, estudadas, avaliadas e desenvolvidas por grupos sociais plurais.


Esses grupos se unem para resolver um problema social comum, desenvolvendo regras, missões e compromissos da sociedade em geral, mas principalmente para atender às imposições das autoridades públicas, que atuam em diferentes níveis de Estado (municipal, estadual e federal).


O problema social comum que a BNCC para o ensino médio como Política Pública enfrentará nos próximos anos, é o de uma educação igualitária, onde todos os brasileiros tenham reconhecidos e garantidos os direitos de uma educação - em todas as escolas do país -, sejam elas públicas, privadas, rurais ou urbanas.


E os estudantes?

Independentemente de classe, raça ou localidade, poderão ter o acesso e desenvolver as mesmas competências, ao longo de sua vida escolar.


A BNCC como Política Pública, também não é uma estratégia de partido político A ou B.


Por isso é um caminho longo, um processo que também depende da união de esforços dos municípios e estados, com a organização do currículo base em cada um deles. Deve-se considerar as peculiaridades regionais, a diversidade e os potenciais locais, sempre sob a luz das competências gerais previstas na BNCC.


Todo esse caminho, será trilhado por uma união de esforços, mas com toda certeza, não será possível, sem a dedicação dos professores.


Você professor e professora na BNCC para o ensino médio, será o principal agente de transformação para uma educação igualitária e desenvolvedora de competências. Agindo para que futuro do Brasil seja mais justo, igualitário e democrático.


Uma educação baseada em competências, que são reconhecidas com um verdadeiro direito para cada estudante é um grande norte para a formação de cidadãos mais críticos e responsáveis socialmente.


E também um desafio.


Como iremos nos preparar para ensinar os novos conteúdos da BNCC para o ensino médio?


A valoração do protagonismo dos alunos, com o uso de estratégias ativas de aprendizagem, de forma integradora e significativa, é fundamental.


Esse desafio é ainda maior quando se faz necessário buscar o interesse e o engajamento de alunos adolescentes, principalmente aqueles que estão no ensino médio, dada a alta taxa brasileira de abandono escolar nessa fase.


Uma das formas de trabalhar os conteúdos curriculares visando o aprimoramento de habilidades essenciais, que farão a ponte desses jovens para o mundo do trabalho, é a abordagem transversal e integradora de temas contemporâneos relevantes para o cotidiano da juventude.


Temas polêmicos da BNCC para o Ensino Médio:

  • Bullying

  • Violência de gênero

  • Racismo

  • Encarceramento

  • Direitos e deveres

  • Proteção ao consumidor

Esses e outros previstos na BNCC costumam despertar o interesse quando abordados de forma instigante e vivencial.


Uma das formas de se trabalhar isso é adotar o roteiro de leis apontadas pela BNCC (p. 19):


“cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se: direitos da criança e do adolescente (Lei nº 8.069/199016), educação para o trânsito (Lei nº 9.503/199717), educação ambiental (Lei nº 9.795/1999, Parecer CNE/CP nº 14/2012 e Resolução CNE/CP nº 2/201218), educação alimentar e nutricional (Lei nº 11.947/200919), processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso (Lei nº 10.741/200320), educação em direitos humanos (Decreto nº 7.037/2009, Parecer CNE/CP nº 8/2012 e Resolução CNE/CP nº 1/201221), educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, Parecer CNE/CP nº 3/2004 e Resolução CNE/CP nº 1/200422), bem como saúde, vida familiar e social, educação para o consumo, educação financeira e fiscal, trabalho, ciência e tecnologia e diversidade cultural (Parecer CNE/CEB nº 11/2010 e Resolução CNE/CEB nº 7/201023).”


Sabemos que, abordar um única assunto da lei, nem sempre é o mais atraente para adolescentes.


Por isso, essas temáticas precisam atravessar os conteúdos previstos no currículo estadual, a fim de ajudar a atingir o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC.


Agora que você já conhece as bases da BNCC para o ensino médio, vamos praticar com os alunos?


Confira a ideia a seguir, para trabalhar uma lei super nova em sala de aula:

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ( Lei 13.709/2018).


Preparamos um Roteiro com abordagem de forma transversal, em conteúdos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas tecnologias.


Observe as informações extraídas da BNCC:


Competências Específicas:


  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: 4 e 6

  • Matemática e suas tecnologias: 1,2,3 e 4


Códigos das Habilidades da BNCC para o ensino médio, que foram abordados nessa atividade:


(EM13CHS401) (EM13CHS403) (EM13CHS404) (EM13MAT102) (EM13MAT104)


Receba o Guia Completo da atividade hoje mesmo!

Basta solicitar no email contato@profjeciane.com


PS: Seus dados estarão seguros, não compartilhamos com terceiros.



Autoria: Jeciane Golinhaki


Produzido em: 19/01/2021


Fontes das imagens: Unsplash e Wix

985 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page